Você não está sozinho

Quando um trabalho está pronto? Nem bem chegamos ao final da montagem do nosso doc Trajetórias – 30 anos da greve de Guariba, outras dezenas de perguntas surgem: como e onde exibi-lo? Qual a nossa responsabilidade sobre ele? Como debatê-lo e fazer ser notado? Fácil, o youtube está aí.

Acontece que nos abandonarmos à procura de virais e etc de nada valem para o debate.

Além disso, as páginas da história de nosso país precisam ser escritas com ideias, registros, assimilações e compêndios, 99% do que se posta na rede é mal administrado em muitos desses sentidos, por isso a preocupação.

Mais, um trabalho só está pronto quando ele chega até as pessoas. Ele precisa chegar e dizer ” Você não está sozinho”.

Compartilhamos dessas histórias. Daí vem o respeito e o reconhecimento do trabalho de grandes descobridores do Brasil, como o documentarista Eduardo Coutinho. Em um de seus títulos mais enigmáticos, provocadores (sei lá eu qualé a palavra!) – O fim e o princípio – uma viagem pelo nordeste nos leva ao encontro do Brasil, de quem somos, dos não migrantes, dos exilados, dos sábios e sofridos. Uma imagem que quase rejeitamos, mas que é a mais pura e essencial raiz do que somos.

Acordei para essa realidade não a partir da minha história apenas, mas principalmente do romance Realidade Nordestina, que Vambeto Gomes de Jesus escreveu com tanta sanha e qualidade. A história da migração nordestina está toda ali, e vem se chocar com a greve de Guariba, outro fato marcante em nossa região.

Um dos nossos projetos futuros é também fazer uma viagem ao nordeste, porém em vez de São João do Rio do Peixe, uma viagem ao acaso, nosso roteiro é Ipirá e os personagens do livro de Vambeto. Vamos tentar produzir com apoio do governo federal ou do crowdfunding .

A seguir mais um trecho de nosso doc.

Anúncios

Um comentário sobre “Você não está sozinho

  1. Apos realizar o trabalho do filme nós vamos procurar os personagens do livro Realidade nordestina alguns já se foram para eternidade, mas não desanimamos por isso. Temos muito trabalho pela frente e precisamos de apoio. Somos pobre guerreiro e valente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s