Matéria da história

Muito legal o encontro A história em debate, sobre a greve de Guariba e o ano de 1984, que gerou a discussão acerca das consequências daquele evento para a vida das pessoas e para o trabalho nos canaviais, no sindicalismo e na política, nos estudos sociais e na economia.

Chiquinho Alves, autor de diversos livros e filmes, em sua fala, marcou o encontro. Entre suas palavras ” faz 29 anos que conheço Guariba ” e ” os migrantes, na verdade, foram expulsos de suas terras” , concentram-se o poder de encantar as pessoas, a certeza da relevância do assunto e o conhecimento das maiores causas da pobreza e da exploração.

Despojado e hábil pôde descrever, com perspicácia e incrível franqueza, parte do momento histórico brasileiro, as causas da greve, a situação do migrante, o processo industrial e econômico de nossa região e comparar toda essa conjuntura com o atual estado das coisas.

Imperdível.

Outro debate visualmente chocante e de teor não menos polêmico do qual participei foi a mesa “A história da Greve dos boias-frias de Guariba contada em dez fotografias ” . Pudemos ver e comentar fotos que não estão disponíveis para o público, as quais fazem parte do acervo do museu da cidade, que não está em funcionamento. O trabalho fotográfico de grandes nomes do fotojornalismo brasileiro, como Carlos Fenerich e Rolando de Freitas, compõe a história da cidade e do Brasil, além disso, o maior resultado da greve, o Acordo Coletivo de trabalho, é histórico, pois não apenas é o primeiro advindo de uma “negociação ” direta entre trabalhadores e patrões, como também pôde garantir para o trabalhador rural direitos trabalhistas já conquistados pela classe trabalhadora brasileira dezenas de anos atrás.

Ficamos muito contentes de ver o anfiteatro lotado, muitos meus alunos ou ex-alunos, amigos, munícipes de várias esferas da sociedade. Muito me alegra saber que o tema escolhido para o nosso próximo trabalho, um documentário, interessa tanto as pessoas e narra um episódio inédito no país, que é, sem dúvida, mais um motivo para levar o trabalho a sério.

PS. As fotografias das mesas de debate são de Sérgio Galvão e falam por elas. Na sequência: Chiquinho Alves, eu, Vambeto Gomes de jesus e José de Fátima.

ImagemImagemImagemImagemImagem

Anúncios

Um comentário sobre “Matéria da história

  1. Foi uma ótima experiência !! O que tornou o debate mais interessante foi o fato de ser um assunto pouco comentado na cidade e que teve grandes resultados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s